Tema: Região Sudeste: Centro da Riqueza ou Fonte da Desigualdade?


Este Blog foi criado para facilitar a interlocução entre os participantes do encontro e a comissão organizadora. Breve novas atualizações serão postadas!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A proposta temática

Tradicionalmente, a cada ano os ERECOs se articulam com propostas temáticas. Este ano, o tema escolhido foi: Região Sudeste: centro da riqueza, ou fonte da desigualdade? A comissão organizadora achou pertinente inserir esta proposta como temática porque como o ERECO é um evento de caráter regional, entender o contexto da região em que se vive é fundamental, ainda mais quando se fala da região Sudeste, uma das regiões mais dinâmicas economicamente do país, mas que concomitantemente apresenta alguns dos dados macroeconômicos mais paradoxais. Por ser uma grande região diversificada social, política, econômica e culturalmente, há diversos tipos de abordagens e questionamentos que podem ser feitos em seu entorno. É necessário entender se o Sudeste está em confluência com as outras macrorregiões e analisar até qual ponto ele exerce influência nas mesmas – se a região faz-se presente como uma região dinamizadora e benéfica da economia para as outras macrorregiões, ou se a região revela um caráter massificador e prejudicial às outras regiões, mostrando-se como pólo hegemônico de concentração de renda e recursos.O entendimento das contradições internas dessa região também faz-se necessário: analisar a região sudeste enquanto a macrorregião que mais produz PIB e riquezas a nível nacional, mas também enquanto região que se revela de forma paradoxal, cujas contradições internas revelam abismos de desigualdade social e econômicas. Também há a necessidade de questionar-se, num momento de iminente crescimento econômico (dados), se este crescimento tem sido acompanhado por políticas publicas que promovam uma redistribuição equitativa da renda tanto a nível de Sudeste quanto a nível nacional. A comissão organizadora ainda considera papel do encontro tratar da formação acadêmica do economista entendido nesse contexto, da estruturação acadêmica dos cursos de economia atualmente, e do papel da universidade enquanto promotora de desenvolvimento regional, nacional e social. Ainda é papel do ERECO tratar de temas abrangentes e transversais que também afetam o cotidiano do economista, como o combate às diversas opressões, a manifestação das expressões culturais, movimentos sociais, juventude, universidade, movimento estudantil geral e movimento estudantil de economia, sociedade, entre outros. Venha fazer parte deste debate!

Apresentação

O Encontro Regional dos Estudantes de Economia (ERECO) é um evento tradicional de caráter acadêmico que ocorre anualmente na região Sudeste, desde sua rearticulação pela UFSJ, em 2008. Todo ano, o ERECO vem com uma proposta temática diferenciada direcionada para seus participantes,e esse ano não foi diferente. Verifica-se que atualmente a formação acadêmica e profissional são construídas através de ambientes fechados em sala de aula e empenhos individuais. Faz-se necessário então um espaço em que os estudantes possam externalizar o coletivo de seus conhecimentos e compreensões de mundo num ambiente em que a troca de experiências entre alunos, professores e interessados da área fuja dos tradicionais padrões hierárquicos e conservadores dados em sala de aula e possibilite uma formação acadêmica baseada na troca de conhecimentos e que esteja compromissada com a sociedade.
O publico que o ERECO engloba é bastante abrangente e compreende professores, alunos ( que podem ser de diversas áreas de conhecimento), estudiosos e interessados que, através das ferramentas de discussão proporcionadas pelo encontro, discutem as problemáticas apresentadas pela proposta temática, adquirindo um acúmulo de reflexões necessárias para a construção profissional e também a formação de um senso critico engajado.